sábado, fevereiro 28, 2009

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

"...a esta cidade basta saber que a rosa dos ventos existe, ninguém é obrigado a partir, este não é um lugar onde os rumos se abrem, também não é o ponto magnífico para onde os rumos convergem, aqui precisamente mudam eles de direcção e sentido, o norte chama-se sul, o sul é o norte, parou o sol entre leste e oeste, cidade como uma cicatriz queimada, cercada por um terramoto, lágrima que não seca nem tem mão que a enxugue."
José Saramago in O Ano da Morte de Ricardo Reis

sábado, fevereiro 21, 2009

O Futuro É Já Ali...


Um dos mais notórios grupos culturais hindus, o Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), desenvolveu, na Índia, o que tem chamado de uma alternativa "saudável" a refrigerantes feitos à base de cola.

Na cidade sagrada de Haridwar, o refrigerante Gau Jal (algo como Água de Vaca) é produzido a partir da urina do animal, informa a edição online do jornal The Huffington Post, nesta quinta.

Os hindus idolatram as vacas não apenas por crenças religiosas mas também pelos seus derivados laticínios, consumindo também urina e fezes dos animais em bebidas e temperos por acreditarem nas propriedades curativas dos excrementos. Em algumas regiões, esterco e urina de vaca são vendidos em mercados ao lado de leite e iogurte. Os produtos são ainda usados em pastas dentífricas e bebidas tónicas.

Agora, o Departamento de Proteção das Vacas ligado ao RSS desenvolveu o refrigerante de urina de vaca e espera promover a crença nas propriedades curativas da urina do animal num mercado muito maior que o da cidade de Haridwar.

Segundo Om Prakash, director responsável pela bebida, a RSS trabalha agora para desenvolver métodos mais eficientes de armazenamento da bebida para que ela tenha uma data de validade maior e possa ser comercializada noutras regiões da Índia e até exportada. Este senhor afirma também que o bebida não tem qualquer cheiro semelhante à urina de vaca sendo até bastante saborosa.

domingo, fevereiro 15, 2009

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

segunda-feira, fevereiro 02, 2009